quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval, eles dizem... UHUM!!!!

                Pessoas tem conceitos estranhos do carnaval...    Só porque é uma festa em que o povo gosta de sair às ruas fantasiado e fazendo coisas que reprimem durante um ano inteiro, não quer dizer que esse é o espírito da festividade, né?!?!?!

                Meu carnaval foi em família, como sempre. Demos risada, bebemos umas cervejas, assamos um churrasco e tudo. Sempre lembrando que a minha família é somente um grupinho de 3 pessoas, eu e meus pais. Quando estamos só nós, é legal porque nos olhamos nos olhos pra falar as coisas. Cada um presta atenção no outro e não tem segundas intenções. EXATAMENTE o contrário do que acontece no carnaval e no verão daqui da Ilha, quando todo mundo tenta tirar vantagem de todo mundo.Não sei o que essa gente pensa...
                Aqui em Floripa (É, moro nesse lugar "feio") o povo já tem o hábito de tirar vantagem, assim como os turistas já sabem que a galera vai espremer todo o dinheiro que eles trazem pra cá. Lugares turísticos sempre são assim. O problema é que não precisamos fazer isso com os sentimentos das pessoas. Quando vejo o povo vindo pra cá, pra casa de amigos e tudo mais, eles pensam que somos guias turísticos de pousadas, onde eles chegam, largam toda a sua bagagem e depois nós devemos levá-los pra fazer "turismo", sempre com um sorriso no rosto.
                Gente boa...   MORAMOS AQUI...   Temos uma vida cheia de problemas, como qualquer pessoa, mesmo morando na praia. Tudo bem que sempre temos um bom banho de mar pra relaxar e aliviar a tensão. Podemos surfar e tudo mais, mas é uma cidade como qualquer outra (Apesar de ser uma "ervilha"). Temos nossos trabalhos, nossas casas, nossa rotina monótona. Afinal, somos pessoas, né?!?!?!
                O que interessa desse texto é, na verdade, falar que não é só no carnaval, mas as pessoas precisam MUITO olhar pra quem está do seu lado e prestar atenção nas pessoas. Sempre falamos em tratar todos como iguais. Na verdade, o que precisamos é tratar cada pessoa como se ela fosse única, com suas próprias qualidades e seus próprios problemas. Cada um acha que seus problemas são os piores...   E SÃO!!!!   São os que afetam diretamente a sua vida. Pra cada pessoa, os seus problemas são os piores e os mais urgentes do mundo. Temos que aceitar isso e ajudar da melhor maneira possível. Esse é o dever de quem diz que gosta dos outros.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Inspire-se!!!!!



                Esta semana eu acabei a leitura do “Livro de Astro-Ajuda” do cantor/compositor/escritor Thedy Correa (@ThedyCorrea). É uma coletânea de textos escritos por ele em seu Blog e alguns outros. Uma das partes do livro junta textos falando de inspiração e do processo criativo usado por ele. Não vem ao caso falar especificamente sobre o processo dele. Quem quiser saber disso, recomendo MUITO o livro dele. Achei muito bom. A idéia aqui é apenas pensar um pouco sobre como funciona a inspiração e como ela é afetada por coisas da vida.
                A nossa inspiração nasce do que sentimos. FATO! Qualquer coisa que nos gere alguma emoção pode ser usada como inspiração para nossos pensamentos e nossa arte. Essa inspiração vem de como as atividades, que acontecem no nosso “dia a dia”, fazem contato com nossos pensamentos e memórias. Algumas delas vão de encontro às nossas memórias e ao que pensamos, outras delas são completamente contra nossos princípios (Pode ser por isso que eu escrevo pra 2 Blogs diferentes. Heheh). Partindo desse conceito, eu não consigo entender o “branco” que temos quando precisamos criar algo com prazo específico. Vai dizer o quê?!?!?! Que não aconteceu NADA que tenha mexido com nossos sentimentos?!?!?!
                Nesses dias de “branco” eu já passei alguns problemas. Pra quem não sabe, trabalho com design gráfico e WEB. Passo o dia inteiro “criando” coisas. Em alguns dias, as coisas, simplesmente, “brotam” da mente, da maneira mais natural possível. Esses dias são os mais produtivos, quando tudo parece se encaixar de forma perfeita! Pena que nem tudo são flores...   Quando dá “branco”, as coisas param de funcionar sem aviso e nem explicação. Fico olhando para a folha em branco, seja ela real ou virtual, e parece que nada fica bom o suficiente. É como se tudo o que estudamos fique, momentaneamente, escondido na nossa cabeça. Como se todos os exemplos que vimos em nossa vida não gerem mais “comoção” suficiente para deflagrar um texto ou uma imagem no lado consciente.
                Na verdade, esse tipo de coisa tem mais relação com o que sentimos do que com nosso conhecimento. Como eu disse antes, a nossa inspiração tem relação com sentimentos disparados por acontecimentos do nosso dia a dia. Quando nossos sentimentos estão presos em qualquer coisa que tenha acontecido no nosso dia, não temos muito a fazer. Vai dar “branco”! Somente quando acalmarmos nossa cabeça e nossos sentimentos é que o raciocínio volta a ser “o de sempre” e todo o nosso conhecimento e experiência voltam a trabalhar ao nosso favor.
                RESUMINDO: Bloqueou a cabeça?!?!!? VAI SURFAR!!!!
                                               (ou fazer qualquer outra coisa que te ajude a relaxar)

ABRAÇO!