quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Filosofia De Macaco


                  Pessoas vivem pedindo para que nós pensemos mais e que analisemos as situações. Pois bem...   Vamos aos fatos sobre o mundo de hoje:

- Pessoas pensam mais em si mesmas do que em qualquer outra pessoa;
- Pessoas pensam mais nas suas coisas materiais do que nas outras pessoas;
- Pessoas pensam mais em dinheiro do que nas outras pessoas;
- Pessoas pensam mais em seus animais de estimação do que pensam nas outras pessoas.

Confere?!?!

                A filosofia desse mundo capitalista e com informações que correm em uma velocidade desvairada faz com que as pessoas percam um pouco o foco de suas filosofias e princípios, para que possam acompanhar o andamento da sociedade moderna. Ninguém mais presta atenção no que a pessoa do lado está fazendo, pensando, ou sentindo. Todos correm atrás de rendimentos, vantagens pessoais, performance. Alguns correm atrás da depreciação alheia, para que possam destacar-se em meio à multidão.

                Essa falta de cuidado, de carinho, com quem está próximo de nós deixa a nossa vida mais impessoal do que o necessário. Será que nós temos mesmo essa impessoalidade dentro de nós?!?! Eu, sinceramente, creio que não. Somos animais que originaram-se de seres que viviam em bandos. Nosso instinto, na verdade faz com que procuremos nossos semelhantes e fiquemos ao lado deles, ajudando em tudo o que pudermos, assim como ficamos felizes em receber ajuda e cuidados. Isso que nem falo do bicho homem. Os macacos são assim!

                A impessoalidade que assumimos como "sociedade" vem do capitalismo que se instaurou no mundo. O interesse pelo  Status que tuas posses te dão é infinitamente maior do que a noção de nossas necessidades. Precisamos de tão pouco pra viver. Alimento, abrigo, diversão, ocupação...   Todas essas coisas estão relacionadas à nossa saúde física e mental. Precisamos delas. O que não precisamos é achar que nossa diversão depende de entrarmos em clubes caros, que nossa alimentação depende de restaurantes elegantes, ou que nosso abrigo tenha que ser uma casa que destaque-se das demais, assim como nossas roupas não precisam ser de grifes famosas. Isso não é necessidade, é um mero e simples luxo. É, parceria... LUXO!!!!
                Esses luxos são exatamente os motores desse mundo capitalista em que vivemos. é uma espécie de ciclo vicioso. Nossos luxos são a fonte de fábricas e outras empresas que movimentam nossa economia. Essas empresas geram riquezas, que são distribuídas de uma maneira completamente equivocada, gerando uma grande disparidade social. A disparidade tende a ser compensada pelo uso de marcas, mesmo por quem não "deveria" comprá-las. Pessoas buscam diferenciar-se dos seus pares, querem mostrar-se algo que não são realmente, usando, para isso, as marcas caras e os ditos "luxos".

                Quem sabe a gente não pensa um pouco mais em melhorar a vida dos nossos pares, através do entendimento e do apoio. Isso poderia melhorar o grupo inteiro, o bando de macacos que vive junto! É estranho que as pessoas fujam do instinto de sobrevivência no seu próprio bando para tentar viver em um bando onde elas não deveriam ser aceitas. Na natureza, pelo menos, não vemos um sagui (Pequeno mico que vive em nossas matas) tentando viver em meio a um bando de gorilas.

Quer ser o Mico no meio dos Gorilas?!?!?!   Cuida pra não ser pisoteado, ok...   

;-)

Sonzinho pra ouvir enquanto lê:



Nenhum comentário: