terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ressaca das Festas de Fim de Ano

ressaca
(espanhol resaca)
s. f.
1. Movimento das ondas sobre si mesmas, quando recuam depois da rebentação. = REFLUXO
2. Porto formado pela preia-mar.
3. [Antigo] Retaguarda.
4. [Figurado] Falta de estabilidade. = INCONSTÂNCIA, VOLUBILIDADE
5. Mal-estar em consequência do consumo de bebidas alcoólicas ou de drogas.
6. Conjunto de efeitos na sequência de um acontecimento (ex.: ressaca da vitória).
(Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

            Dizem as pessoas normais que ficaram de ressaca depois das festas de fim de ano. Seja por beber, seja por dormir mal, seja por comer errado... Todo mundo sofreu as consequências do final de ano. As pessoas não escapam, mesmo que queiram. A cultura de festejar um ano que acaba e colocar todas as nossas esperanças e energias em promessas que fazemos no final de cada ano, e sabemos que nunca cumpriremos mesmo, vem passando de geração para geração desde SEMPRE!

         A maioria das pessoas já nem sabe mais por que faz a maioria das coisas que faz hoje em dia.Simplesmente vão "no automático" e são levados pelos mecanismos de controle de massas que influenciam nosso mundo (Entenda-se TV, consumismo e política). Acho até engraçado as pessoas ficarem mais preocupadas em montar árvores de natal com muitas pinhas e coisas imitando neve. Enfeites são todos vermelhos e dourados. Fazem comidas de dias frios, como rabanadas e bebidas "quentes". O problema maior de tudo é que esquecem de uma coisinha nisso: O nascimento de Cristo foi em uma manjedoura SEM LUXOS e o meio do DESERTO!

         Depois do natal, vem o Ano Novo...  Mudar a vida depois da meia noite...   500.000 simpatias e cores de roupas, roupas íntimas novas, lentilha, fogos...  Caras...  NINGUÉM SABE DE ONDE VEM ESSAS COISAS!!!!!! Vejo católicos convictos usando cores baseadas nos santos da Umbanda, vejo pessoas soltando fogos de artifício sem saber a cultura chinesa que vem por trás disso...   Essa coisa "Sem Motivo" me deixa pensando se as pessoas fazem isso com tudo em sua vida. Será que somos impelidos a fazer coisas sem saber o motivo?!?!

         As coisas sem motivo tem movido nossa sociedade consumista, o chamado "Mundo Coisa". Esse mundo está ficando cada vez mais complicado de "rodar" porque as pessoas ficaram muito dependentes do Status e isso está muito comum. Hoje, para sair do mediano, tu tem que fazer algo que chame muito a atenção. Nessa batalha por destaque, os motivos perdem-se em função da cegueira por agradar o maior número de pessoas possível. Chega ao ponto de pessoas fazerem coisas, que não entendem e nunca fariam, até ficarem exaustos e não poderem aproveitar a fama pelo que fizeram, fama esta que dura os famosos 15min que todos sabemos que rola. É um tipo de ressaca, depois de ter feito todo o esforço pela diversão dos outros. Nessa ressaca, ficamos vendo o mundo passar, mas não temos o menor ânimo pra correr atrás da nossa própria felicidade.

         Pensa um pouquinho, parceiro: O cansaço que sentimos depois de fazer coisas boas pra nós e pros outros por muito tempo não chega nem perto de uma ressaca. Será que a ressaca não tem mais relação com a falta de bons motivos pra fazer as coisas do que a relação com a causa da ressaca (Seja bebida, seja cansaço)??!?!?!?!?!

Vai pensando aí e depois comenta! hehehehehe

Nenhum comentário: