segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A regra é clara, Arnaldo?!?!?!


Queria começar o texto de hoje com um vídeo. Assistam e depois começo aqui.

http://www.youtube.com/watch?v=3YSY5m4ZITU



                Bom...  Espero que tenham assistido o pamonha ali do vídeo, pois o texto de hoje fala dele e dos outros que pensam como ele.
                Pessoas tem o péssimo hábito de não cumprir regras, principalmente os brasileiros. Gente que acha que a cultura da "malandragem", de tirar vantagem de tudo, pode fazer o mundo delas ficar melhor. Bom...  Só pra elucidar: NÃO FICA!               
                Regras fora feitas para ser cumpridas e não pra limitarem pessoas bem intencionadas. Quando pensamos em uma regra, pensamos logo em um limitador às nossas ações. Fato, uma regra é um limitador para as nossas ações, mas elas nos limitam na invasão do espaço de quem está ao nosso lado. Nossa liberdade não pode passar por cima da liberdade do outro. Assim como a liberdade do outro não passa por cima da nossa em função das regras que temos em nossa sociedade. A consciência do funcionamento dessas regras e o cumprimento das mesmas é o que chamamos de ética.
                Um dos dicionários que tenho aqui fala em ética como "regras de conduta". justamente essa conduta é o nosso dia-a-dia, o que fazemos em nossa vida. Povo sempre fala que determinada ação não é ética frente à profissão, ou frente à sociedade. Quando é que vamos pensar na ética frente à nós mesmos?!?!?!  Pensar, simplesmente, no motivo de tomarmos determinadas atitudes e na influência que elas terão frente aos nossos amigos, parentes, sociedade e, mais importante de tudo, frente à nossa própria consciência.
                Será que todas as pessoas deitam a cabeça no travesseiro e dormem sem culpa à noite?!?!?!?!  Não sei se todos são assim. Não sei se o cara do vídeo é assim. Será que o ciclista dizer que levaria o vídeo à Polícia não mexeu com a consciência do motorista?!?!?! Certeza que não mexeu por causa da impunidade que vemos nesse país. As pessoas confiam na incompetência e na falta de ética que impera nesse Brazilzão!
                Falo por mim, SEMPRE, quando digo que o povo é tão burro que não entende o que é uma regra e pra que ela serve! Com certeza isso é falha da educação, mas não da educação da escola. Da educação moral, aquela que recebemos em casa. As famílias tornaram-se meros "ajuntamentos" de gente que mora na mesma casa. As crianças são criadas por babás, que não tem a menor obrigação de formação da criança. Somente obrigam-se da sobrevivência dos piás. Quem é que forma as nossas crianças??? Qual a moral dessas pessoas?!?! Será que elas fornecerão as bases filosóficas pra formar um cidadão com ética social para uma boa convivência?!?!?!

                Olha... Acho que já estou pedindo demais de um País onde as pessoas terminam o ensino médio sem saber escrever um bilhete, ler um livro ou expressar suas ideias.

Fica um sonzinho bem novinho, que reflete a nossa sociedade atual: 

Nenhum comentário: