terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Bolsa Família & Copa 2014 (Leia-se "Pão & Circo" na versão atualizada)


                Este final de semana as notícias e o Brasil pararam pra ver a esperança do nosso futebol na Copa de 2014, a dupla Neymar & Ganso, jogar contra a melhor equipe do mundo, o bem treinado e bem montado Barcelona. Os jornalistas alienados plantaram na cabeça das pessoas que o Santos teria a menor chance contra essa equipe. Ledo engano, como sempre.
                A história do jogo foi a que qualquer pessoa com um julgamento não passional teria previsto. O Santos não fez a menor frente pra equipe extremamente competente do futebol espanhol...  mas...  Desde quando o futebol é assunto aqui?!?!?!?!
                NUNCA!!!!  O Futebol é um assunto que não vale o trabalho de escrever sobre. Pessoas ficam passionais e irracionais quando estão assistindo competições. ESSE SIM, é o assunto de hoje.
                Galera, as pessoas torcem pra que os seus competidores preferidos ganhem sempre. ok...  Até aí, é "do jogo", como se diz no RS. O problema é quando isso é incentivado demais, para que sejam mascaradas outras coisas que não passariam pelo julgamento de uma pessoa normal. Coisas como a corrupção, as eleições, a economia falida e a violência. Esses problemas administrativos que temos em nossa vida ocorrem em todas as esferas sociais. Desde o país, que faz suas eleições presidenciais no ano da copa do mundo de futebol, passando pela televisão que só transmite jogos de futebol, que tem os mais caros patrocínios, chegando aos assaltos na saída de estádios e ao absurdo que é o "estacionamento" cobrado pelos flanelinhas que guardam os carros nas imediações dos jogos de futebol.
                Como sempre, não vou tentar falar dos problemas maiores, como a corrupção no congresso e a aprovação de leis absurdas durante períodos em que o povo está inebriado pela política do Pão & Circo instituída desde os Romanos. Vamos baixar a discussão pra esferas mais palpáveis da nossa vida. Fazendo as contas, uma partida de futebol pode custar até 100 reais por pessoa (70 pila cada ingresso + 20 de estacionamento + 20 de gasolina + 15 ou 20 pila de consumo dentro do estádio) quando vamos com nossos amigos no mesmo carro. Se formos sozinhos, essa conta passa dos 100 reais com toda a certeza. Não falo por quem pode gastar isso por alguns momentos de diversão, mas falo por pessoas que sustentam uma família de 5 ou 6 pessoas com 2 salários mínimos (Entenda-se uns 11 jogos de futebol) durante um mês inteiro. Essas 5 ou 6 pessoas sobrevivem durante 2 ou 3 dias com o valor que pagamos por uma partida de futebol, que nos dá 1h30min de diversão. As pessoas nem ganham mais o pão...   Justamente pelo contrário, pagam pra assistir jogos caríssimos!
                O julgamento de valores tem ficado bem distante desse tipo de momento que corrompe um sistema democrático, onde pessoas fazem escolhas pra tudo, inclusive pra decidir quem governará as suas casas (Síndicos de condomínios, por exemplo), suas cidades, seus estados, seus sindicatos de classe e muitas outras coisas. As pessoas da nossa sociedade preferem prestar atenção na vida dos jogadores de futebol, que são mentiras criadas pela mídia. Ninguém mais quer ESCOLHER e aceitar as responsabilidades pelas suas escolhas. Ninguém mais quer opinar e assumir suas opiniões. Será que é tão difícil assim pensar um pouco e colocar os dados nos seus devidos lugares e escolher, baseado em fatos reais, ao invés de assumir escolhas feitas pelos outros?!?!
                Pense...   Pense por você...  Escolha por você, baseado no que você pensa!!!! Essa é a única coisa que ninguém pode nos tirar nessa vida, nosso direito de pensar!!!!!!!







Nenhum comentário: