sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sobre puxar as cordas, ou ser puxado por elas.


                Manipular as pessoas com informações distorcidas, ou pela metade, pode ser uma coisa boa?!?!


                Em qualquer diálogo, temos uma troca de ideias e argumentos, que acabam por formar um novo conceito, um novo paradigma, como diriam os epistemologistas. Essa troca de paradigma está baseada, não em verdades, mas sim em um conjunto de informações que nos são apresentadas e são interpretadas pelos nossos sentidos. Não podemos interpretar nada que não nos é apresentado. Não temos como "saber" o que não sabemos, o que não temos nem ideia que acontece. Essas são as bases da manipulação de informações, que acaba em manipular as pessoas que tem acesso às informações.
                Qualquer pessoa pode buscar novas informações em diversas fontes, ainda mais hoje, com o advento da internet. É como se todas as pessoas simplesmente "dessem um Google" e soubessem de tudo o que precisam. Hoje, buscamos informações em todos os lugares. É como se fôssemos esponjas, que absorvem qualquer coisa que lhes é apresentada na forma certa (Líquido, mastigadinho). O problema é quando a fonte dessas informações é duvidosa.
                Quando nossos "amigos" falam coisas pra nós, a nossa tendência é a de confiar cegamente no que eles nos apresentam como informação "confiável". Afinal, são nossos "amigos". O problema é que o mundo de hoje dá valor pra coisas erradas. É um mundo onde temos orgulho em levar vantagens em todas as situações. O problema disso é que somos pessoas. Queremos que as pessoas importem-se com o que realmente somos e fazemos. Quando alguém nos usa pra levar vantagem, acabamos nos sentindo menores do que somos (Não seremos o que podemos ser, como diria o Gessinger). Sentimos como se fôssemos uma mera moeda de troca. Um pedaço de carne que pode executar tarefas quando ordenado. Enquanto nós formos vistos assim e vermos as pessoas dessa forma, seremos manipulados ou manipuladores.
                Não falo que as técnicas de convencer alguém não sejam úteis. Vendedores ganham a vida assim, convencendo as pessoas a comprarem seus produtos. Não condeno isso. O problema é quando forçamos as pessoas a fazerem coisas que não fariam sem a nossa opinião. Não devemos mudar as características de uma pessoa por nossa vontade. Os seres humanos tem um tal de "livre arbítrio" que deve ser utilizado com MUITO cuidado porque ele é o responsável por nossas decisões na vida. Essas decisões fazem nossa vida andar, seja pra frente, quando evoluímos, ou pra trás, quando fazemos escolhas erradas e não aprendemos com elas. Afinal, se aprendemos algo com nossos erros, estamos andando pra frente e evoluindo.
                Manipular as escolhas das pessoas através de informações equivocadas...  Tu faz isso?!?!  Isso é coisa de pessoas com má índole e que não merecem nosso respeito e nem nosso esforço. Elas devem aprender sozinhas. Aprender que a vida sempre nos dá a lição que precisamos aprender, começando pela forma mais fácil e ficando cada vez mais difícil, caso não consigamos aprender na primeira vez.

Presta atenção nessas coisas acontecendo no mundo à tua volta e tu vai ver quem são as pessoas que "Valem a pena"!

3 comentários:

Carol Carpenter disse...

"O problema é que o mundo de hoje dá valor pra coisas erradas. É um mundo onde temos orgulho em levar vantagens em todas as situações. O problema disso é que somos pessoas. Queremos que as pessoas importem-se com o que realmente somos e fazemos. Quando alguém nos usa pra levar vantagem, acabamos nos sentindo menores do que somos (Não seremos o que podemos ser, como diria o Gessinger). Sentimos como se fôssemos uma mera moeda de troca. " Ainda não terminei de ler mas ADOREI essa parte açlskjdalçjd

Carol Carpenter disse...

Você falou sobre coisas simples, mas que fazem uma GRANDE diferença na nossa vida e devemos prestar mais atenção no que estamos fazendo... mas é isso aí, surfando karmas e dna sempre. Parabéns pelo texto, você tem ótimos pensamentos =)

Maurício Gaúcho disse...

As coisas simples são as que mais fazem diferença, Carol. Com elas que temos que ter todo o cuidado do mundo porque é nos detalhes que encontramos a mágica da vida, Deus, ou como quiser chamar!