terça-feira, 8 de novembro de 2011

Faça você mesmo!!!!


                O povo fala em termos hobbies, atividades que façamos para fugir da rotina do dia-a-dia. Essas atividades serviriam para nos desviar das tensões geradas pelos pensamentos nos problemas do trabalho. Fala-se muito em atividades manuais para esses hobbies. Será que "meter a mão na massa" ajuda mesmo a esvaziar a cabeça???
                O Ser Humano é um eterno inquieto. Não conseguimos parar muito tempo em uma rotina. Sempre buscamos novos recursos, novos processos, novas formas de fazer o que fazemos. Essa "inquietude" nos leva a aprender coisas novas por "experimentação". Uma das experimentações legal de fazer é a de pequenos consertos em casa. Instalar uma aparelhagem, consertar um cano, consertar a rede elétrica, montar um móvel...   Caras, tem MUITA coisa que fazemos e algumas a gente nem nota!!!!
                Antigamente, na época dos meus pais (Eles estão com +/- 60 anos agora) o povo se presenteava com recursos e com produtos desses hobbies. Ferramentas, matéria prima, receitas e manuais... Eram formas de presentear as pessoas em seus aniversários ou datas especiais. Homens ganhavam ferramentas, mulheres ganhavam coisas artesanais, feitas pelas amigas, crianças ganhavam brinquedos feitos pelos pais dos amigos. Eu mesmo, ganhei dois jogos de ferramentas quando era mais novo. Um de verdade, que fui juntando aos poucos com coisas que ganhava ou comprava. Algumas dessas ferramentas eu tenho até hoje. Outro jogo foi um de brinquedo, que ganhei na infância. Lá que eu ganhei o gosto por "brincar de adulto" e fazer coisas em casa... Trabalhos com madeira sempre foram minha preferência. Neto de marceneiro... Acho que a serragem corre junto com o sangue. hehehe    Podemos dizer que ainda sou um "taura à moda antiga".... 
                O que importa, bem na verdade, é o valor que ganham essas coisas que fazemos como nossos hobbies. Elas recebem um status especial em nossas vidas. Tornam-se referências desses momentos em que esquecemos dos problemas da nossa vida rotineira. Basta ver pelo orgulho que temos ao falar dessas coisas que fazemos para esvaziar a nossa cabeça. Mostramos o "produto" só para pessoas consideradas especiais em nossas vidas, pessoas que gostamos e que nos fazem sentir seguros. Essas merecem nossos sentimentos verdadeiros, sentimentos que dão valor às coisas que fazemos. Nosso orgulho ao mostrar os produtos dos hobbies vem de ter feito algo bom e com o sentimento correto.
                O que fazemos com orgulho em nosso coração SEMPRE nos fará bem. Assim como na diversão, que nos faz relaxar a mente e a alma. Por que não podemos juntar as duas coisas?!?!? Fazer algo que nos dê o orgulho de um trabalho bem feito e que ainda nos divirta no processo?!?!? Se tu faz isso, que bom pra ti. Sinto isso quando surfo e quando conserto meus equipamentos de surf. E tu???  Com o quê sentes essas duas coisas juntas???  Qual o teu hobby?!?!?!?

2 comentários:

Anônimo disse...

O hobby, me parece, ser uma forma de fugir da realidade e voltar-se para aquilo que é Prazeroso.

Na realidade é apenas um nome novo para as brincadeiras da infância, apenas levamos os resultados mais à sério e os brinquedos ficam mais caros.

Quem não tem um maior PESO na expressão ao dizer "EU QUE FIZ!" ?

Pois bem, o que nos resta perceber é que, quando passamos a levar o hobby a sério demais, ou mesmo quando relevamos demais seus resultados, deixam de apresentar-se como prazer e tornam-se obrigações, perdendo seu objeto.

Entendo falar sobre o assunto com propriedade, pois já busquei fuga na pescaria, nas artes marciais, no artesanato e atualmente nos Bonsais, mas nunca é o suficiente e vamos em frente.

Reflita, relaxe e encontre algo que traga paz a sua mente, nem que seja por um momento.

Abraços
Roger Lain

Maurício Gaúcho disse...

O Roger tocou em um ponto chave da coisa do Hobby... OBRIGAÇÃO... Quando a coisa torna-se uma busca pela performance, é mesmo um "trabalho", não um hobby... O prazer e a sensação de sair da rotina é um objetivo mais adequado do que o resultado do dito hobby.

(Aliás, adoro quando as coisas do hobby acabam complicando, ou não saem como esperado. Leva-me à pensar "fora da caixa"!)