sexta-feira, 18 de novembro de 2011

"O que fazem as pessoas para serem tão iguais?" - Humberto Gessinger


                A cabeça das pessoas funciona de uma maneira muito doida mesmo, não é?!?!?  A minha, mais doida ainda!!!
                Hoje estava ouvindo um CD dos Engenheiros do Hawaii e me deu um "estalo" quando ouvi a frase do título do texto. Ela está na música Olhos Iguais aos Seus, no disco O Papa é Pop, de 1990. Esse foi um dos meus primeiros discos (de vinil ainda) de música de adulto. Antes eu tinha ganho coisas do Balão Mágico e Trem da Alegria (É, eu tive infância DE VERDADE), mas a junção de RPM e Engenheiros do Hawaii quando eu era bem novinho me fez gostar de rock. Isso foi no início dos anos 90, ou final dos 80, quando Astronauta de Mármore era a música de trabalho do Nenhum de Nós e tocava nas rádios. hehe   Bom...   Nostalgias à parte, essa música me fez pensar nos esforço que as pessoas fazem hoje pra se parecerem iguais a outras. Compram roupas de uma determinada "tribo", usam gírias que são características de um ou outro tipo de grupo, andam em "bandos". Será que a "moda" tá comandando a vida das pessoas?!?!?!
                Sempre tivemos modismos rolando pelo mundo. Moda de fumar, moda de ter carros esportivos, moda de usar Jeans, moda de usar cabelo comprido. Essas coisas sempre permearam a juventude, desde tempos muito antigos. Não critico quem adere à moda. Bem pelo contrário, acho muito legal quem pode batalhar pra ter as coisas que quer e que acha "legais" pra sua vida. O que eu questiono aqui é o motivo.
                No design, o povo busca a forma, FATO, mas esta forma é baseada em conceitos de utilidade e ergonomia. Qualquer pessoa que estude um pouco de design sabe que nada é feito por acaso. Que as coisas tem um "motivo" pra serem do jeito que são desenhadas e concebidas. Esse motivo que faz um design valer mais ou menos. Os estudos que se tem por trás de cada curva de um objeto. Quando falamos de moda, os estilistas utilizam conceitos pra montarem suas coleções. Ok... Não entendo "patavina" disso, portanto, não me aventurarei mais. Agora... Me explica...  Por que, raios, uma pessoa inventa de usar roupas IGUAIS às que os amigos estão usando?!?!? Por que esse cristão inventa de comprar o mesmo perfume que TODOS os amigos tem?!?! Por que o indivíduo resolve fazer tudo EXATAMENTE IGUAL ao resto do mundo?!?!?!
                A única coisa que me vem na cabeça é o MEDO...  Medo de ser criticado, de não ser aceito pelo "bando". Pra evitar a vergonha de ser o "diferente" do grupo, o povo assume as modas mais doidas e corriqueiras. Isso me chamou muito a atenção uma vez em que fui a um bar e 90% das pessoas estavam com roupas MUITO parecidas. As meninas de calça Jeans e uma blusa do mesmo feitio, os caras com calça Jeans e camisas com listas horizontais. Juro, quase todo mundo assim!!!!!  Eu fiquei até meio cego por ver tanta lista horizontal (Mal de quem tem astigmatismo. Fica assim mesmo). Gente boa...   Por que temos esse medo de ser diferente?!?!?  Tudo bem que podem dizer que o ser humano é um animal que vive em bandos, mas isso, de fazer tudo igual, é ridículo. Nossa racionalidade nos permite aceitar e conviver harmoniosamente com coisas diferentes do que somos e fazemos.
                Por essa "necessidade" de ser somente mais um na multidão é que nascem os preconceitos. Não podemos permitir que as pessoas julguem mal tudo o que é diferente da maioria. MUITAS das coisas que fazemos depende de nosso gosto pessoal. Como é uma coisa "pessoal", é diferente para cada um. Arrisco até dizer que a beleza está justamente nessas diferenças que temos entre nós. Que coisa mais chata que a vida seria se todos fossem Iguais, não é?!?!?!  Gente boa, sem preconceitos, vamos olhar pro que é diferente de nós e tentar enxergar as coisas boas que cada um tem pra oferecer pra esse mundo, assim como temos que mostrar as nossas coisas diferentes, únicas, que nos fazem uma pessoa especial pra essa existência.
Ficam uns versos da música do Gessinger pra quem quiser ler:

"O que faz as pessoas parecerem tão iguais?
Por que razão essa igualdade se desfaz?
Qual é a razão desse disfarce no olhar?"

Nenhum comentário: