sábado, 26 de novembro de 2011

“Take It Easy” ou “Vai na Manha”?!?!?!!


Tem certas coisas que não podemos evitar. Usar calças Jeans, andar em veículos estrangeiros, ouvir músicas estrangeiras, ler livros de autores que nunca colocaram os pés em nossas terras. Essa “estrangeirização” era vista mesmo antes do advento da internet e dessa disseminação desenfreada de informação. Será que essa admiração que mostramos pela cultura de outros lugares não afeta a nossa maneira de pensar e viver nossa própria vida?!?!
                Caras, é algo impensável nós vivermos sem utilizar as coisas feitas por pessoas que não tem idéia de como é a nossa vida. Até mesmo as pessoas que não tem contato com a comunicação de massas(Tv, Internet, Rádios,...), como os agricultores do intteriorzão, ou os índios de algumas tribos. O povo acaba dependendo de produtos agrícolas, veículos e roupas que vem “de fora”. Isso nem é o maior problema. Essas coisas não afetam o apego aos valores “tradicionais”. O problema maior é quando o povo que forma opiniões, como os artistas, políticos, professores, denttre outros, assumem valores e formas “importadas” de realidades diferentes.
                O que moveu todo esse pensamento foi a percepção da “americanização” da nossa cultura. Nem falo do rock, dos filmes, das roupas, e outras coisas. Falo de coisas mais sérias, como a corrupção dos valores culturais.Feriados de “Dia das Bruxas”, “Dia de Ação de Graças”, “Dia de São Valentim”(Como dia dos namorados)...   Esse tipo de “corrupção” que atrapalha o desenvolvimento e a propagação da nossa própria cultura. Não damos importância ao verdadeiro significado das coisas em nossas vidas. Começamos a usar gírias e palavras absorvidas diretamente de outros lugares. Por exemplo: Os paulistas chamam o freio do carro de “breque”. Típico caso de “Estrangeirismo” (Figura de linguagem) que acabou entrando no dicionário corrente. Temos MUITOS outros casos nessa mesma linha de raciocínio. Muitas coisas na nossa vida estão “americanizadas”!
                Pra piorar a situação, as pessoas que se rebelam contra esse “sistema” assumem a cultura européia como sua “cultura máter”. Pô...  Não podia assumir a nossa própria cultura?!?!? Temos tantas manifestações legais para serem mostradas e assumidas como “nossas”. Não precisamos do “Funk Carioca”(Miami Bass), temos o SAMBA. Não precisamos de um “rodeio Country”, temos nossos “Rodeios Campeiros”...   O fato é: VALORIZEMOS O NOSSO LEGADO!!!! Seja o que nos foi transmitido, seja o que iremos deixar pra esse mundo que vem nascendo. Não precisamos assumir a cultura dos outros quando temos a nossa prória cultura. Assim como não devemos tentar enfiar nossa cultura “goela a baixo” nas outras pessoas. Simples assim...  Seja o que você é e respeite as tuas origens.

Nenhum comentário: