sábado, 1 de outubro de 2011

Tempo bom... Não volta mais... Saudade... Quanto tempo que faz! (Ou algo assim)

(domingo, 4 de setembro de 2011 às 00:20)

Tem coisas das quais sentimos uma falta enorme, seja porque nos foram MUITO boas, seja porque nos ajudaram em épocas difíceis.O povo chama esse sentimento que temos de SAUDADE. Essa é uma palavra que só existe na língua portuguesa (E tem gente que tem orgulho disso?!?!?! Preferia que essa "palavra única" fosse algo mais animador), no seu sentido literal. Tem expressões similares pra explicar esse sentimento em todas as outras línguas, mas não tem uma palavra específica, que passe a idéia completa.

Essa idéia, esse sentimento, é algo que pode nos impulsionar para coisas grandiosas. Há quem faça determinadas coisas pela "memória" de alguém que partiu e deixou projetos inacabados. Há quem ajude outras pessoas porque um amigo sempre fazia isso e a pessoa tem uma sensação boa ao ajudar, lembra do amigo.Assim como a saudade pode nos jogar pra um lado "Destrutivo", que nos coloca em sentimentos de que a vida não é mais a mesma sem uma pessoa, ou coisa. Esse lado destrutivo nos coloca em ums estado de desânimo e de falta de vontade de mudar que acaba piorando a saudade. Acaba provocando uma análise pessimista do mundo que nos cerca.

Mas... No fundo... Onde a saudade pode nos levar??? Será que nos leva ao retorno de circunstâncias que tivemos em momentos felizes, para que tenhamos momentos similares?? Será que nos leva a lutar por valores que aprendemos em outras fases da vida?? OPA... Isso não é a inspiração??? Quem sabe a Motivação??? Caramba... Que confusão de conceitos!!!! O que interessa, no fim das contas, é que nossas memórias sentimentais nos impulsionam a fazer e sentir coisas. Podemos tirar muito proveito de disso e manter nossos princípios, passar adiante coisas que aprendemos e manter tradições de nossos povos e famílias. Preservar nossa cultura e nossas origens, por mera e simples saudade (Nessa parte do texto, meus amigos folcloristas morreriam de orgulho do gaudério aqui! hahahaha). Se nossa saudade servir pra despertar a honra e o respeito nas outras pessoas, já arrisco dizer que a saudade pode ser o sentimento que vai salvar a humanidade! hehehehee

Brincadeiras à parte... Será que essa nossa saudade, que tem tanto potencial, pode ser mesmo usada para ajudar as pessoas?? Podemos usar isso para nos inspirar e para inspirar as pessoas que estão à nossa volta?!?!?! Seria legal se isso fosse possível... Lições MUITO mais marcantes para todos!

Nenhum comentário: