terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pensando em música antiga

          Uma terça meio cinzenta, depois de uma noite em que ameaçou um temporal e as coisas amanheceram bem. Ao ligar o rádio, escuto um dos meus programas favoritos, que toca músicas ditas “clássicas”. Isso dispara o seguinte pensamento: “Por que as músicas tornam-se clássicas?”

          É interessante parar pra pensar sobre isso. Uma música acaba tornando-se um clássico pelo Sucesso que fez? Por sua letra tocante? Por uma harmonia musical extremamente refinada? Cara... Isso é bem complicado, mas vamos pensar um pouco sobre isso. Afinal, como diz muito bem o ilustre Carlos Maltz, #PensarÉgratis!

          Ainda bem que o sucesso não é o determinante para uma música ser chamada de clássico. Já pensaram nós, brasileiros, gritarmos aos 4 ventros que “Segura o Tchan” é um clássico da MPB, ao lado de Elis Regina, Djavan e muitos outros?!?! DEUS ME LIVRE!!!! Uma letra tocante... É uma das coisas que faz uma música grudar na memória das pessoas. Passar uma mensagem importante, que marca a vida das pessoas, faz com que esta música torne-se importante para uma geração. Nessas, podemos enquadrar um rol de músicas GENIAIS, como as da época dos festivais, muito do Rock nacional dos anos 80/90, Beatles e mais uma lista sem fim. Harmonias perfeitas... Tem como não pensar nos grandes instrumentistas e maestros da música erudita quando falamos em músicas clássicas?!?! Mozart, Bach e muitos outros, assim como Yamandú Costa, Almir Sater, e outros caras que fazem música marcante sem pronunciar uma única palavra. Essa gente não precisa dizer nada pra nos provocar sentimentos MUITO legais.

          Aqui é que começa a piração.

          Será que nossos amigos “clássicos” são como as músicas?!!?!

LÓGICO!!!!!

          Pensem comigo: Quais são os nossos melhores amigos?!?!? São os que nos levam pra uma balada e nos apresentam um monte de gente que conhecem, baseado em seu sucesso?? São os caras que ficam do teu lado quando tu estás oferecendo vantagens pra quem está nessa posição?? NÃO!!!!! Amigo mesmo é o cara que te ensina uma boa lição de vida, o cara que te oferece ajuda mesmo quando tu não pedes porque ele notou que está diferente, aquele que te faz sentir bem e seguro só porque ele está do teu lado. Quando uma pessoa dessas aparece na nossa vida, é como se rolasse uma daquelas músicas clássicas, que grudam na nossa cabeça e se tornam importantes pra nossa vida. Os nossos amigos marcam nossa vida, pelas suas mensagens, pelos seus exemplos ou pelas suas simples atitudes de cuidar da gente quando menos esperamos.

          Caso tu tenhas um bom amigo, um cara, ou uma guria, pra não me chamarem de preconceituoso e nem dizerem que amizade de mulher não existe, que se importa contigo e que quer ver teu bem, para um pouquinho e pensa no que podes fazer pra preservar essa amizade porque essa é uma das clássicas. Pode ser que ela “toque” por pouco tempo, mas marque tua vida pra sempre, trazendo boas lembranças, assim como as músicas!

Nenhum comentário: