quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sobre bois e homens...

         O Lado bom de ser um "guri do interior" é que analisamos as coisas da vida de uma forma mais simples, mais óbvias. Quando vemos algo acontecer, pensamos logo nos aspectos lógicos que estão por trás daquele acontecimento, desenvolvendo, assim, nosso senso crítico. Algumas pessoas desenvolvem isso de outra forma, buscando estudos acadêmicos, conversando com amigos, discutindo idéias das mais diferentes formas.
         Algumas coisas, nessa vida, me fazem pensar MUITO sobre a lógica do que chamamos de "ser 1-mano" (Não entendeu a escrita, leia os textos do Carlos Maltz). Essa coisificação que vejo no mundo em que vivo faz com que a dita "moda" nos corrompa o senso crítico, para que possamos ser "aceitos" pela "sociedade máquina" que nos usa como combustível. Caras...   Até hoje eu acho engraçado ver gente repetindo ações de outras pessoas, só porque essas estão na moda, são notícia ou porque são "Fashion".
         Meu Deus...  Até onde eu sei, o que é fashion é que cada pessoa tenha algo dentro da sua cabeça, que tenha idéias próprias e que saiba analisar o ambiente à sua volta. Quando as pessoas param de fazer isso, tornam-se mais manipuláveis que os bois de uma boiada. Quem conhece disso, sabe que é só pegar o líder que os outros seguem ele bem fácil. Assim são algumas várias criaturas desse mundo. Basta manipular o líder que os outros seguem ele e acham que estão fazendo a melhor das coisas.
          Falo isso por causa de pessoas que tentam resolver o mundo todo, ao invés de pensarem em resolver o SEU mundo, resolver os pequenos problemas que os rodeiam. Esse pensamento pode parecer pequeno, mas é só o que precisamos para mudar o mundo em que vivemos. Se todas as pessoas de uma família pensarem assim, aquela será a melhor família do mundo. Se todos no bairro pensarem assim, até a criminalidade do bairro diminui. Se todos na cidade pensarem assim, o sistema de esgoto e coleta de lixo ficaria sensacional. Se todos no Estado pensarem assim, pode ser que a educação básica melhore bastante. Se todos no País pensarem assim, pode ser que o problema de corrupção seja resolvido.
          Caso não lembrem, o conceito básico de uma votação na democracia é: Cada um escolhe o que é melhor pra sí e fica decidido pelo que favorece a maioria.

PENSEM, pessoas, PENSEM. Só o pensar antes de agir pode salvar esse mundo!

Nenhum comentário: