sábado, 1 de outubro de 2011

Sobre a PRIVACIDADE

(21 de agosto de 2011 às 19:30)




"Privacidade é a habilidade de uma pessoa em controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si. Relaciona-se com a capacidade de existir na sociedade de forma anônima (inclusive pelo disfarce de um pseudônimo ou por uma identidade falsa).

Túlio Vianna, professor de Direito da UFMG, divide o direito à privacidade em 3 outros direitos que, em conjunto, caracterizam a privacidade:

Direito de não ser monitorado, entendido como direito de não ser visto, ouvido, etc.

Direito de não ser registrado, entendido como direito de não ter imagens gravadas, conversas gravadas, etc.

Direito de não ser reconhecido, entendido como direito de não ter imagens e conversas anteriormente gravadas publicadas na Internet em outros meios de comunicação."

Wikipédia / 2011

A privacidade é algo que quase nunca recebe a importância que lhe é devida. Sempre queremos nossos amigos por perto, queremos ser notados e tudo mais. O que queremos, na verdade, são alguns momentos de admiração. Nossos momentos de privacidade, livres das neuras das outras pessoas, podem ser mais importantes ainda pra nossa saúde mental do que a exposição de um mundo de badalação e reconhecimento que vemos nos artistas e esportistas famosos.

Pare pra pensar um pouco... Quando temos nossos momentos mais tranqüilos, onde conseguimos pensar e ter boas idéias? Cada um tem o seu tipo de ação que comanda esses momentos. No meu caso, é o momento em que estou voltando de uma onda longa. Quando o mar está voltado contra o nosso movimento e não temos ninguém pra nos ajudar. A única coisa que podemos fazer é remar contra uma força da natureza, sabidamente mais forte que nós. Depois de passarmos pela rebentação, o momento de tranqüilidade que temos antes da entrada da próxima série, sem ninguém por perto, é quase um momento transcendental de privacidade. Temos uns minutos pra relaxar e curtir nossa cabeça vazia e ninguém na volta. Claro que eu estou falando do Surf em praias mais isoladas, quando não tem mais 50 pessoas no Line Up.

Esses momentos de privacidade, inclusive dos nossos pensamentos, nos colocam "no eixo" novamente. Precisamos disso para manter nossa vida mais centrada. Mesmo sabendo disso, notamos que a vida está cada vez mais exposta através dos meios de comunicação atuais. É como se nós precisássemos nos ligar ao mundo todo para que tenhamos nosso reconhecimento quando, na verdade, precisamos do equilíbrio entre reconhecimento e privacidade para que possamos manter nossa sanidade mental, sem ficar com uma única visão do mundo. Seja a visão do Ermitão Isolado, seja a visão da Personalidade Reconhecida.

O lado bom de ser gaudério é que sempre podemos cevar um mate e buscar um lugar tranqüilo pra pensar na vida enquanto tomamos o mate e lembramos-nos das nossas origens e nossas filosofias de vida! Muita calma nessa vida e mantenha sua “Privacidade”. hehehehe

Nenhum comentário: